top of page
  • Writer's pictureAtlantic Naturalist

Whale Sharks Code of Conduct ||| Código Conduta Tubarões-Baleia: Discussion Until 31/11/2020

Updated: Feb 14, 2022


Em linha com a sustentabilidade das atividades oceânicas, sendo o turismo um setor com impactos relevantes nos ecossistemas marinhos e na vida selvagem, encontra-se em fase de discussão um código de conduta para a observação turística de Tubarões Baleia em águas Portuguesas.


Apresenta-se em baixo a 1a versão, sendo que se estão a reunir comentários até 31 Out 2020. A sua participação é muito importante!


Código de Conduta para observação turística de Tubarões-baleia

Com o aumento do aquecimento dos oceanos, espera-se que espécies tropicais como o tubarão-baleia sejam vistas com mais frequência em uma faixa mais ampla de latitutes. É uma espécie ameaçada, e pouco conhecida que está sujeita a pressão nos locais onde se expande, ou normalmente ocorre, em resultado de várias pressões como o tráfego marítimo, a pesca ou o turismo. Este código de conduta é focado nas operações turísticas, no entanto, poderá vir a ser extendido a outros sectores (pesca).


A proposta apresentada consiste num código de conduta simples para as águas Portuguesas (adaptado da WWF), com vista a orientar os operadores turísticos a operarem um turismo responsável e sustentável, assegurando um serviço de alta qualidade, a melhor experiência do cliente e o bem-estar animal. Sugere boas práticas para operações das embarcações, interacção com os animais e o papel dos operadores.



WhaleSharkTourismCodeConductPortugal_Atl
.
Download • 151KB


Whale Sharks Code of Conduct

With increasing warming ocean, tropical species such as Whale Sharks are expected to be seen more often at a wider range of latitutes. A simple code of conduct was adapted to Portuguese waters to guide tour operators on responsible tourism, to ensure a high quality service, the best client experience and animal welfare.




WhaleSharkTourismCodeConductPortugal_Atl
.
Download • 157KB

Tubarões Baleia Código de Conduta Turístico




bottom of page